quinta-feira, 26 de maio de 2011

MATÉRIA SOBRE O LIVRO - JORNAL O VALE


LIVRO REÚNE HISTÓRIAS SOBRE AS ASSOMBRAÇÕES POPULARES


Escritores lançam "Encantos e Malassombras de Jacarehy" amanhã na Secretaria de Educação da cidade
                                                         por André Leite (25-05-11)


Uma apaixonada por histórias de assombrações. Quando a roteirista Tatiana Baruel se define fica fácil entender a proposta do seu mais novo livro “Encantos e Malassombras de Jacarehy”, que será lançado amanhã na Secretaria de Educação da cidade.

O projeto é, na verdade, uma continuação do primeiro livro - “O Que Se Conta Daqui” - lançado em 2006 por Tatiana, em parceria com sua amiga, a historiadora Érica Turci.


“Naquela ocasião fizemos várias pesquisa e recolhemos fragmentos de histórias e causos, a partir dos quais criamos nossas próprias histórias... Mas eu queria escrever um livro só sobre assombrações”, conta Tatiana.

A roteirista então inscreveu o projeto, assim como o primeiro livro, na LIC (Lei de Incentivo à Cultura). No ano passado, a proposta foi aprovada e Tatiana decidiu convidar, além da amiga Érica, Elton Rivas e Maristela Lemes para darem continuidade ao projeto.

“Então aproveitamos o material que sobrou do primeiro livro e também fizemos novas entrevistas... Mas o foco está nas histórias de assombrações e de encantamento, todas voltados ao público infantojuvenil”, conta.

É importante ressaltar que, apesar de as assombrações citadas nos livros fazerem parte do repertório de causos populares, as histórias deste livro são ficções criadas pelos seus quatro autores.

                                            As autoras Maristela Lemes e Tatiana Baruel

Histórias. Dentre essas histórias, uma das assombrações contempladas é o Corpo Seco. Tatiana conta que no universo popular, acredita-se que uma pessoa que foi muito ruim em vida, após sua morte, teve seu corpo rejeitado pela terra.

“A sua mão secou fora da terra e ela agarra nas costas das pessoas para que a leve até sua antiga residência”, diz a roteirista. Ainda segundo Tatiana, um contador de causos de Santa Branca contou durante uma entrevista que os cabelos e as unhas do Corpo Seco continuam crescendo e somente uma tesoura de prata consegue apará-los.Esão essas mesmas características que o Corpo Seco do livro possui.

“No conto, um homem descobre um sítio que está à venda a preço de banana. Mas quando chega na porteira não consegue entrar.” Adivinhem o porquê!

Amarrações. Além de escrever algumas das histórias, Tatiana também foi a responsável pela edição dos textos, já que cada autor tem um estilo diferente.

“E como recurso para amarrar as histórias, criei dois personagens, são os benzedores, que atuam como heróis em cada uma das histórias. Sempre que alguém está em algum situação de perigo, a Tiana ou o Quinzinho aparecem”, diz a roteirista.

É de arrepiar a espinha!                                          


Nenhum comentário:

Postar um comentário